Conforme a NBR 6122/2010, é definida como “elemento de fundação superficial, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim”.
Além dessa, a NBR 6118 define sapatas como “estruturas de volume usadas para transmitir ao terreno as cargas de fundação, no caso de fundação direta”.
Você sabe o que são sapatas isoladas?
Agora que já sabemos o que são sapatas, vamos falar a respeito de sapatas isolada. Esta é um dos tipos de fundação mais comum no Brasil. Elas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência.
Cada sapata é um cubo de concreto armado dimensionado para suportar a carga de uma coluna (ou pilar), ou seja, o peso da edificação (telhado, laje, caixa d’água, vigas, etc…) é transmitido para as colunas, que por sua vez, transferem o peso para as sapatas que distribuem para o solo. Geralmente as sapatas isoladas têm a base quadrada ou retangular e o topo pode ser reto ou piramidal.
Como fazer uma sapata isolada?
Escavação
Geralmente a sapata isolada é posicionada no centro de onde será o pilar, assim a primeira coisa que você deve observar na sua obra é se as posições onde foram feitas as escavações correspondem ao centro dos pilares. Você pode checar também se as medidas estão coerentes com o projeto.
Em algumas situações as sapatas ficam na divisa do terreno com o vizinho. Neste caso a posição da coluna não fica no centro da vala. Falaremos mais sobre esta situação um outro post, neste vamos supor que o centro da sapata corresponde ao centro da coluna.
Outro ponto importante é verificar se o fundo foi devidamente compactado e recebeu uma camada de 5cm de concreto magro. Esta camada serve para nivelar o fundo e isolar a estrutura de aço do solo. Se você optar por colocar pedra brita ao invés do concreto magro, certifique-se que ela será compactada e umedecida antes de colocar o concreto. Outra opção é utilizar lonas plásticas para forrar as valas.
Posicionamento das armações de aço
As armações de aço devem ser posicionadas com os ferros e dobras voltados para cima. E mais, elas nunca devem ter contato direto com o solo. Recomenda-se a utilização de espaçadores laterais para isolar o aço do solo e evitar que a armação se mova durante a concretagem.
Após colocar as armações, são fixadas as colunas de aço do arranque. Certifique-se que as colunas dos arranques estão perpendiculares (aprumadas) e no centro da sapata. Novamente as barras de aço não podem ter contato direto com o solo.
Caixarias
Quando o nível terreno está abaixo do nível da rua é necessário utilizar tábuas de madeiras para dar o formato as sapatas. Estas tábuas são chamadas de caixarias.
As caixarias devem estar bem firmes, alinhadas e presas com parafusos borboletas ou arames. Após a aplicação do concreto não podem haver vazamentos.
Concretagem
Somente após posicionar as armações de aço e caixarias, é colocado o concreto. Este pode ser comprado pronto ou pode ser feito na obra.
Durante a aplicação observe se o concreto está pastoso e homogêneo.
Após a secagem (cura), cerca de 7 dias, o concreto deverá ter uma cor homogênea e não possuir furos que permitam ver as estruturas de aço.
Lembre-se de impermeabilizar as sapatas para evitar a degradação do aço!
Para melhores esclarecimentos e orçamento, entre em contato com a nossa equipe.
Até o próximo Post!
Equipe TGI Construções
Comments